Sindicato formou-se nos anos 90 na cidade de Morón como um grupo de fãs da cultura hip hop, que era muito pouco conhecida na época. Em 1996 o grupo encabeçou o cenário underground do rap em Buenos Aires ao participar de uma coletânea de artistas locais (Nación Hip Hop), lançando duas músicas. Uma delas "Del Barrio", foi a única que tornou-se um single e chegou a ter um vídeo que passava na MTV Latina. Em 2001 o grupo ganhou o Grammy Latino de melhor álbum de rap com Un Paso a La Eternidad. Também foram os primeiros a samplear o tradicional tango ("Tiempo Perdido"), criando uma tendência que foi seguida por muitos outros artistas.
Algumas polêmicas geram em torno do fato de eles usarem o pronome "tu" e não "vos", que é usado somente na Argentina, o que muitos consideram como se o grupo estivesse mais voltado para a cena internacional do que para a de seu próprio país. Seria mais ou menos como se um grupo de rap gaúcho falasse somente "você". Outra coisa é que o seu último álbum foi lançado em Puerto Rico e nunca tocado oficialmente na Argentina. Eu sinceramente não acho grande coisa, mas para os argentinos que são extremamente patriotas é praticamente um insulto. Além disso, muitas brigas com outros mcs acompanharam o grupo por anos.
O grupo terminou em 2005, um pouco depois do lançamento do cd Sangre, Sudor y Fúria com a saída do rapper Frost, porém em 2007 os membros restantes do Sindicato anunciaram uma volta, da qual eu não sei no que deu pq tanto o myspace quando o site oficial deles foi deletado.
Enfim tá aí o download da música El Dinero e o clipe!
DOWNLOAD:
Nenhum comentário:
Postar um comentário